O que faz um otorrinolaringologista

O que faz um otorrinolaringologista

O que é otorrinolaringologia

Entender mais sobre essa especialização da medicina pode te ajudar a manter hábitos mais saudáveis. Afinal, frequentemente precisamos de um atendimento mais focado em determinadas áreas e demandas do nosso corpo.
Como o nome já sugere, um otorrinolaringologista cuida da área do nariz, do ouvido e da garganta. De maneira mais específica, o profissional cuidará do ouvido, do nariz, da faringe, da laringe e da cabeça. Se você está com dores de garganta frequentes, por exemplo, é interessante consultar um médico da área.

Quem precisa desse atendimento

Esse atendimento é voltado para pessoas de qualquer idade que apresentem condições duradouras referentes a alguma das áreas destacadas acima. Uma consulta deve ser marcada quando o paciente em questão já recorreu a procedimentos mais gerais, como os indicados em pronto-socorro, mas o problema ainda não está resolvido.
Algumas das condições de saúde que podem indicar a necessidade de atendimento são dores de garganta frequentes, sinusite crônica, problemas respiratórios recorrentes, dificuldades para deglutição, dores de cabeça sem causas aparentes e até alergias nas áreas.

Quais são os exames feitos

Para saber o que está ocorrendo com a área em questão, o médico poderá recorrer a alguns exames. O mais comum deles, e também o primeiro, consiste em apenas olhar o problema. Você já deve ter visto o procedimento em pacientes com dores de garganta.
Se nada for deduzido, você pode fazer uma radiografia da área. Exames de sangue também podem ser solicitados caso o problema esteja avançado, ou caso a doença não seja detectada. Como essa também é uma área de cuida do ouvido, exames de audição podem ser feitos.

Quais são os tratamentos realizados

Os tratamentos realizados podem variar muito dependendo da condição de saúde do paciente. Em situações mais básicas, o problema pode ser descoberto e tratado com remédios de via oral ou intravenosa.
Quando o problema é mais sério, os médicos determinarão a necessidade de recorrer a procedimentos cirúrgicos. Um tratamento comum, dessa vez voltado à área dos ouvidos, é a lavagem para retirada de cera, que também pode ser solicitada.

Os textos publicados no site da Clínica Mercaldo tem caráter informativo e não substituem a consulta médica. Para um diagnóstico correto procure um médico e esclareça suas dúvidas.

“ Responsável técnico: Dr. Henrique Mercaldo Netto, Otorrinolaringologista CRM 70754”

Deixe seu comentário

Compartilhar:

Comentar "O que faz um otorrinolaringologista"

  1. Marcia Regina Berlandi do Vale

    Conheço o dr Mercaldo há muitos anos e sempre que minhas filhas apresentavam algum problema eu as levava e ele, muito cuidadoso, investigava e acertava. Hj recomendo sem medo a todos que precisarem: podem ir tranquilos, pois que estarão nas mão de um excelente profissional.

  2. Henrique Mercaldo

    Prezada Márcia, nos sentimos honrados com a sua preferência em nosso atendimento.

    Obrigado!

    Equipe Clínica Mercaldo

Deixe seu comentário

Rua Bolívia, 75, Jardim das Nações

Taubaté, SP, 12030-290

(12) 3682-1007

Ligue agora!

(12) 3413-1007

Ligue agora!

Entre em contato

contato@clinicamercaldo.com.br