Está com problemas de audição ?

Está com problemas de audição ?

 

Os problemas de audição são extremamente sérios e atingem uma parcela considerável da população. Hábitos comuns, como ouvir músicas muito altas, propicia o aparecimento de problemas de audição em jovens.

Hoje, nós vamos te ensinar como saber se você possui problemas de audição. Também te contamos o que fazer caso os indicadores sejam positivos. Observe a seguir.

Possíveis problemas

É importante distinguir os tipos de problemas de audição existentes. Note que nem todos os problemas de audição são caracterizados como surdez. A perda auditiva, por exemplo, pode se apresentar de diferentes formas, e você deve conhecer todas elas para entender mais sobre o seu diagnóstico.
A perda auditiva condutiva é caracterizada por um dano no sistema mecânico de produção do som. Pode ser, por exemplo, que você esteja com um problema do sistema ósseo do ouvido. Já a outra perda auditiva, chamada de neurossensorial, é causada por uma perda de células receptoras.

Principais sinais

Alguns sinais podem ser detectados para identificar um princípio de perda auditiva. Um dos primeiros indicativos é a diminuição da audição para sons mais baixos. Os deficientes auditivos podem ouvir sons altos com clareza, mas possuem uma dificuldade quanto aos sons mais baixos.
Se o paciente está ouvindo sons com frequências diferentes quando o estímulo vem de um dos lados, esse também é um bom indicativo. Costumamos ouvir com clareza quando o son está vindo dos lados, pois nossa audição é estereofônica.

Por fim, o paciente também pode apresentar ruídos contínuos. Especialistas entendem que esse ruído pode ser um indicativo de morte celular no ouvido interno.

Exames para detecção

Para a detecção de problemas, o profissional pode fazer uma audiometria. Em termos gerais, se trata de apresentar diferentes sons e medir o grau de audição do paciente. Ele deve apertar um botão a cada vez que ouvir o som.
Esse tipo de exame é feito por meio de um aparelho de vibração óssea de alta qualidade. É por isso que você não deve tentar usar métodos caseiros para avaliar a perda. É importante optar pela consulta com um otorrinolaringologista em todos os casos.

Os textos publicados no site da Clínica Mercaldo tem caráter informativo e não substituem a consulta médica. Para um diagnóstico correto procure um médico e esclareça suas dúvidas.

“ Responsável técnico: Dr. Henrique Mercaldo Netto, Otorrinolaringologista CRM 70754”

Deixe seu comentário

Compartilhar:

Deixe seu comentário

Rua Bolívia, 75, Jardim das Nações

Taubaté, SP, 12030-290

(12) 3682-1007

Ligue agora!

(12) 3413-1007

Ligue agora!

Entre em contato

contato@clinicamercaldo.com.br